Cristianismo Gnóstico:

Fontes, História e Conceitos
Curso Online - Aulas gravadas e materiais didáticos


Neste curso iremos conhecer as fontes do cristianismo inicial. Vamos conhecer o contexto histórico em que alguns cristãos, pela sua atitude foram designados como gnósticos (do termo grego Gnosis = conhecimento) porque procuravam realizar na vida o conhecimento de experiência própria da natureza do Cristo.
 
“Cristianismo Gnóstico” é pois um tema controverso e discutível, que neste curso abordamos no contexto histórico, no conhecimento das fontes e nos principais conceitos e ideias.


Os textos paleocristãos, encontrados em Nag Hammadi, Egi¬to, em 1945, constituem a mais importante descoberta ar¬queo¬lógica do último século, porque permitem colmatar e compreender aspetos importantes da história do cris¬tianismo. Esses (entre os quais o Evangelho de Tomé) ainda conservam as expressões orais de Jesus. Somados a outros evangelhos, descobertos séculos antes – como o Evangelho de Maria (Madalena), permitem-nos perceber os ensinamentos que circulavam entre os cristãos dos primeiros dois séculos, nos evangelhos, atos dos apóstolos, apocalipses (alguns dos quais mais tarde censurados e destruídos), que acabaram por não ser canonizados na Bíblia.

O que aprenderá:


O curso fará uma introdução ao estudo da gnose como disciplina académica iniciada no século XIX e desenvolvida no século XX por investigadores como Gilles Quispel, Kurt Rudolph, Roelof van den Broek, Elaine Pagels, Antonio Piñero, Garcia Bazan e E. Torrens, entre muitos outros.

Serão trabalhados os conceitos de “gnose” e de “gnósticos”na linha do debate lançado por Elaine Pagels e será questionada a classificação moderna de gnosticismo, a partir dos contributos de Michael Allen Williams (“Rethinking Gnosticism”) e as suas proposições sobre os traços de gnosticismo nos textos canónicos. 

Caracterizaremos os conteúdos da biblioteca de Nag-Hammadi, Egipto, na linha de Piñero, Bazán e Torrens e analisaremos alguns exemplos concretos de evangelhos, códices e tratados quanto aos seus conteúdos filosóficos e doutrinais, em contraponto com o ponto de vista dos seus detractores ortodoxos, como Tertuliano, e sua contextualização histórica.

Abordaremos textos menos conhecidos como o Codex Askewianus, o códice Brucianus e o códice de Berlim (codex Berolinensis), e a visão específica de cada um, do cristianismo gnóstico do primeiro século.

Outros textos que abordaremos são os apócrifos: Actos dos Apóstolos, literatura Mandaeana, o hino da Pérola, Pistis Sophia e as Odes de Salomão.

Faremos também uma apresentação sinóptica dos movimentos e ressurgimentos das visões cristãs de tipo gnóstico da Antiguidade tardia, e Idade Média e idade moderna na Europa, deixando de parte nestas épocas os desenvolvimentos norte-africanos e asiáticos.

Daremos exemplos dos textos maniqueus, bogomilos, cátaros, entre outros.

Compre e comece a aprender!